História


  A Associação de Amparo Familiar de Mira de Aire tem como missão a prestação de cuidados individualizados e personalizados a indivíduos e famílias, quando por motivo de doença ou outro impedimento, não possam satisfazer as suas necessidades básicas. Como objetivo final procura contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e famílias, prevenir situações de dependência e promover a autonomia para retardar ou evitar a institucionalização, prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos utentes e famílias de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar e, por fim, apoiar os utentes e famílias na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária.

  O início da sua história começou em 1994, quando um grupo de amigos orientados por individualidades competentes, tais como o Padre Melícias e o Dr. Calado da Maia, começou por fazer reuniões várias, cuja finalidade era fundar um organismo de apoio à população carenciada de Mira de Aire. Assim, após vários esforços conjuntos, nasceu a Associação de Amparo Familiar de Mira de Aire, cuja escritura foi celebrada a 12 de Fevereiro de 1996.

  As primeiras instalações foram na cave da Clínica de Análises da Dr.ª Beatriz Godinho que a cedeu gratuitamente. Contudo, a Associação foi crescendo pouco a pouco e passados dois anos alugou o antigo Café Cristal, onde se instalou de forma a poder servir cada vez mais utentes. Para tal, muito contribuíram os acordos feitos com a Segurança Social, as ajudas de muitos Mirenses, da Câmara Municipal de Porto de Mós e da Junta de Freguesia de Mira de Aire.

  Os acordos celebrados entre a Associação e a Segurança Social de Leiria, contemplavam duas valências, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio.

  Entretanto, tornou-se absolutamente necessário alargar o espaço para dar resposta ao grande número de solicitações. Foi assim que se comprou, remodelou e adaptou um edifício com logradouro na Rua General Humberto Delgado, tendo sido oficialmente inaugurado no dia 10 de Fevereiro de 2008.

  Em Agosto de 2008 celebrou-se um novo acordo de cooperação para a valência de Centro de Dia, que permitiu prestar apoio a mais 25 utentes.

  Por fim, e porque o nosso trabalho passa também pelo apoio à comunidade de Mira de Aire, a Associação tem servido de ponte entre a Segurança Social de Porto de Mós e a população de Mira de Aire, tendo sido vários os pedidos feitos a esta Associação para ajuda e acompanhamento a indivíduos e famílias carenciadas sinalizados pelas técnicas da segurança social. Assim, com o espirito de solidariedade que caracteriza esta Associação, no ano de 2015 foram ajudadas cerca de 36 famílias através do programa PCAAC (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados no qual a Associação é mediadora e distribuidora na freguesia de Mira de Aire), foram apoiadas 5 famílias com sopa diária (sem qualquer comparticipação estatal e sem qualquer custo para as mesmas) e outras tantas famílias que pontualmente pediam ajuda alimentar para colmatar as dificuldades que sentiam. Da mesma forma foram feitos vários encaminhamentos dentro do espírito de parceria que caracteriza a relação entre a Associação e as técnicas da Segurança Social de Porto de Mós, quer no sentido de integração temporária nos serviços, quer na prossecução de outros programas de ajuda estatais disponíveis para benefício da população carenciada.